Minha Conta Meu Carrinho
Navegação
Blog
  • Genaro Navilli

    Quando no Brasil era praticamente impossível ter em mãos ferramentas de trabalho para os cirurgiões atuarem nos centros cirúrgicos de diversos segmentos, não haviam  instrumentos cirúrgicos específicos, variação de modelos ou até mesmo qualidade apropriada.

    Genaro Navilli foi um dos fabricantes de instrumentos cirúrgicos mais antigos do país!

    Além de atender as diversas casas cirúrgicas de São Paulo e interior do Brasil, Genaro começou fabricar seus instrumentos diretamente para os médicos. Quando foi chefe de sessão da indústria Corneta, já tinha em mãos catálogos de empresas alemãs como Martin e Aesculap. Esses catálogos ficavam abertos na maioria do tempo em cima da sua bancada de trabalho.

    Sempre interessado, fabricava pinças, tesouras, retratores, instrumentos e materiais ortopédicos, tudo a partir desses catálogos, que mostravam apenas imagens dos instrumentos, sem qualquer orientação técnica de produção ou réplica.

    Genaro também acompanhava procedimentos cirúrgicos levantando as necessidades dos médicos, com o intuito de diminuir o tempo dos procedimentos cirúrgicos e aprimorar os recursos. Mudava também toda configuração dessas peças para que se adaptassem a médicos canhotos. Este passo foi primordial para vida de sua família, já que a maioria de seus filhos são até hoje do mesmo ramo: fabricantes, lojistas ou revendedores de instrumental cirúrgico (tanto para área Humana como para área Veterinária) com empresas em São Paulo, São Caetano do Sul e Santo André.

    Reconhecido pelo seu talento, seriedade e principalmente por sua habilidade, Genaro foi convidado para assistir diversas cirurgias ao lado de grandes nomes como o Dr. Euryclides de Jesus Zerbini (conhecido como "O Mago do Coração" - quinto médico no mundo a realizar transplantes de coração) e o renomado Dr. Adid Domingos Jatene. Essas aproximações contribuíram muito para o crescimento e o aperfeiçoamento da fabricação de instrumentais médicos em geral aqui no Brasil.

    Genaro Navilli fundou sua primeira fábrica quando saiu da Indústria Corneta e começou a desenvolver diversos instrumentos cirúrgicos, ajudando a salvar vidas. Inicialmente fabricava as pinças cardiovasculares (modelo Satinsk), as pinças gêmeas que trabalham em dupla (Abadie - usadas para cirurgias intestinais), entre diversos outros instrumentos cirúrgicos e ortopédicos.

    Trabalhou até 92 anos em sua fábrica (mais de 65 anos no ramo) e quando não poderia mais dirigir, Genaro providenciou a instalação de diversas máquinas na garagem de sua própria casa e trabalhou por cerca de três anos.

                

     Genaro Navilli, grande influente no aprimoramento da fabricação de instrumentais cirúrgicos no Brasil 
    (1915 - 2011)

Sua conta
0